sábado, 28 de fevereiro de 2009

Parto é uma boa hora! (Texto da Rede Parto do Princípio)

Quando um bebê está pronto para deixar o útero, ele dá sinais para que o corpo da mãe comece um trabalho intenso de expulsão da nova vida. Como todo mamífero, a mulher precisa de um local seguro e calmo para relaxar e abrir lentamente o colo de seu útero. O silêncio e a paciência são os principais companheiros da mulher em trabalho de parto.

A força que invade o corpo feminino quando o bebê está descendo, já coroando, é de uma intensidade descomunal. Há um desejo incontrolável de expelir, de expulsar...de morrer. Sim, a mulher vai morrer. E o bebê, imerso e integrado no mundo uterino, também vai morrer, pois é preciso entregar-se à morte para renascer em vida.

Nesse momento acontece uma profusão de registros na vida dos seres que nascem.
A mulher exala amor e emoção. Mira o bebê nos olhos, beija-o. Nasce uma mãe.

O primeiro suspiro carregado de ar, o choque nos pulmões e o choro reativo são suavizados pelo primeiro olhar, o primeiro toque da mãe, o beijo na face, a luz suave, o som da voz, a expressão no rosto, o prazer do abraço. Nasce um bebê!

Nada deve atrapalhar os primeiros instantes de vida do bebê e da mãe. Eles devem ficar o tempo que quiserem juntos, parados, cansados, ofegantes, recém-nascidos.

Ambos registram ali suas primeiras impressões acerca da vida, que se recriou.

Se não temos memória do estado intra-uterino, das contorções do parto, dos primeiros instantes de vida, nossos corpos e nossa psique inconsciente têm. Tudo o que se relaciona com o corpo a partir daí estará impregnado deste primeiro sentimento em relação à vida: nossas experiências de dor e de prazer físicos, nossa capacidade de amar e até mesmo nossa morte.

O que é a vida? Perguntam-se mãe e filho nesse instante primeiro. A vida é tudo que se revelará a partir dali. E esses rápidos instantes, repletos de significado, vão colorir os sucessivos “começos” das vidas que se seguem.

3 comentários:

Magrita disse...

Oiii kd vc? E a Maria Clara???

Beijos

Beth disse...

Notícias!
Desejo que esteja tudo ótimo com você e sua princesa.
Beijo
Beth
http://aconquista.zip.net

Ana disse...

Oi querida!!!
Pelos meus cálculos, a Maria Clara já deve estar com 3 meses!!!
Dê notícias!!
Eu sei que você já passou dessa fase, mas dá uma olhada no ensaio que eu fiz da minha cunhada que está grávida:
http://www.flickr.com/photos/anatelma/sets/72157622356649092/
beijos!